Neste artigo, veremos como anexar uma LUN de Storage iSCSI no Hyper-V Server 2012 e criar um disco para armazenamento.

Solução

O Sistema Operacional Hyper-V Server 2012 é voltado exclusivamente para virtualização e não existem telas e consoles gráficos neste Hypervisor, por isso a sua gestão deve ser feita através do console Gerenciador do Hyper-V, o qual você pode habilitar em um servidor Windows Server 2012 através do Server Manager, opção adicionar features, em seguida adicionar o seu Hyper-V Server 2012 a este console.

Outra forma de usar o Gerenciador do Hyper-V é instalando-o em um computador com o Windows 8, mas para isso você precisa baixar o Remote Server Administration Tools para Windows 8, neste link.

http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=28972

 

Hyper-V Manager do Windows Server 2012, gerenciando um servidor Hyper-V Server 2012.

Servidor Hyper-V Server 2012, membro de domínio e com o nome de HV1, esta é a tela principal do servidor.

Como fazemos então para mapear uma LUN iSCSI no nosso Hyper-V, através desta tela ? No meu ambiente não tenho o System Center Virtual Machine Manager 2012 (SCVMM2012), que poderia me ajudar nesta configuração, mas vamos aos passos.

Primeiro devemos escolher a opção 14 e ir para o prompt de comando, depois digitar o comando iscsicpl.exe

Ao pressionar enter, lhe será apresentada uma tela informando que o serviço Microsoft iSCSI Initiator deve ser inicializado, apenas clique em OK, em seguida vamos fazer uma conexão rápida ao Storage, colocando seu IP e clicando em Quick Connect.

Uma LUN está disponível neste Storage, criei um disco com 50GB e o nome da LUN é hv, em seguida clico em Done.

Na aba Volumes e Devices, clico em autoconfigure e finalizo a configuração clicando em OK.

Vamos usar o comando Diskpart para ativar o disco, criar a partição e formatar. No mesmo prompt execute o comando Diskpart e em seguida o comando list disk, veja que o mesmo já está anexado ao servidor e com o status de off-line.

Em seguida selecionamos o disco.

Executamos o comando online disk, para que o disco seja ativado.

Antes de criar a partição, devemos checar se o disco está com o atributo de somente leitura, isto é comum no Windows Server 2008 R2 e no Windows Server 2012. Existe uma nova política relacionada a discos SAN, onde discos recém anexados são colocados com o atributo de somente leitura, você pode ver detalhes sobre esta política, neste link
http://support.microsoft.com/kb/971436

Então temos que limpar o atributo de somente leitura do disco, com o comando atribute disk clear readonly

 

Em seguida criar a partição.

Executar o comando format para então formatar a partição e aguardar.

 

 

 

 

Terminada a formatação, devemos atribuir uma letra de unidade a partição. Lembrando que a partição deve estar ativada, abaixo você ver o comando select partition

Agora no Gerenciador do Hyper-V, conectamos ao servidor HV1 e vemos que o disco já está disponível para armazenamento, ele atribuiu a letra E:\ nela iremos armazenar as máquinas virtuais, discos virtuais e outros objetos que precisarmos criar ou até mesmo copiar, como por exemplo imagens ISO de softwares. Desta forma tudo fica armazenado no Storage.

Conclusão

Neste tutorial vimos como anexar uma LUN iSCSI e criar uma partição ou volume para armazenamento das máquinas virtuais no Hyper-V Server 2012.

É sempre uma enorme satisfação replicar os conhecimentos adquiridos para outros profissionais de TI, espero que est tutorial ajude a todos vocês.

 

Até o próximo !