HV2012

 

Neste artigo iremos ver como fazer para criar e gerenciar redes virtuais no Hyper-V 3.0

Solução

Em uma rede corporativa a virtualização é um fato mais que consumado, a Microsoft oferece o Windows Server 2012 com Hyper-V 3.0 ou o Hyper-V Server 2012 como solução para virtualizar sistemas operacionais Windows, Linux e até FreeBSD.

Switchs virtuais são criados para gerenciar a comunicação de rede das máquinas virtuais, estes switchs são conectados a interface física de rede, o host pode ter várias interfaces físicas e cada uma delas com um propósito, como por exemplo, usar para gerenciamento do host, comunicação com a rede local, VLANS e até para conectar links WAN, no caso da instalação de um proxy virtualizado ou até mesmo usando um virtual appliance.

Tipos de redes:

 

  • Redes virtuais externas:

Esse tipo de Rede é destinada aquela implementação aonde haverá comunicação das maquinas virtuais com a sua rede física.

Esse tipo de configuração é atribuído para cenários aonde você possa trocar informações de:

Maquina virtual para Maquina virtual

Maquina virtual para Host (Física)

Maquina virtual para outras máquinas físicas

 

  • Redes virtuais internas:

Este tipo de configuração é mais destinado a um ambiente de teste, basicamente a conexão realizada será feita entre a maquina Host e as máquinas Guests, ou seja, sua maquina física e suas maquinas virtuais.

Esse tipo de configuração é atribuído para cenários aonde você possa trocar informações de:

Maquina virtual para Maquina virtual

Maquina virtual para Host (Física).

 

  • Redes virtuais privada:

Redes Virtuais Privadas: Esse tipo de configuração é implementado em um ambiente aonde você queira privar sua maquina virtual de qualquer trafego com sua maquina host (Física).

Esse tipo de configuração é atribuído para cenários aonde você possa trocar informações de:

Maquina virtual para Maquina virtual.

Para criar um switch virtual, basta clicar em “Gerenciador de Comutador Virtual” e em seguida clicar em “Criar Comutador Virtual”.

 

 

Informa o nome da Rede Virtual Criada, lembro que Rede Virtual e Switch Virtual, são a mesma coisa, pois você pode ligar diversas máquinas virtuais na mesma Rede, no Hyper-V 3.0 na versão em Português do Windows Server 2012 ou Windows 8, é chamado de “Comutador Virtual”

Aqui também informamos o tipo de conexão, se Externa, Interna ou Privada e se estará ligada a alguma VLAN que tenha sido criada em um Switch físico, desta forma as máquinas virtuais (Guests) fariam parte desta mesma VLAN e também definimos a qual interface de rede física esta rede estará ligada para a comunicação com os outros dispositivos da rede, neste caso vemos que um adaptador de rede físico, Wi-Fi 802.11n está sendo usado para manter esta comunicação.

Ao acessar o gerenciador de adaptadores de rede do Windows Server 2012 ou 8 no Painel de Controle vemos os Switchs virtuais criados.

 

Nesta imagem, definimos em qual rede (Externa ou Interna) a interface de rede da máquina virtual DC estará ligada, também é possível gerenciar a largura de banda.

Criando uma nova máquina virtual e definindo a sua interface de rede, estou escolhendo a rede externa, então garantindo que esta máquina virtual terá acesso a outras máquinas físicas e virtuais na rede LAN.

 

 

Conclusão

Vimos aqui como criar redes virtuais no Hyper-V, associar a interface física do host e a criação de placas de rede nas máquinas virtuais. O Gerenciamento da Rede no Hyper-V é um processo bem simples, fácil, você pode separar o meio de comunicação entre as máquinas virtuais, mantendo a comunicação somente entre elas, entre as máquinas virtuais (Guests) e o Host e com toda a LAN e até a ligação de links WAN, além de poder inseri-las em VLANS.