vCenter Converter

Solução

As vezes por motivos de emergência ou troca de servidores Vmware, precisamos mover VMS de um host ESXi para outro, considere a inexistência no ambiente do vCenter Server e de qualquer ferramenta de terceiros para replicação de máquinas virtuais, como o PHD Virtual e o Veeam Backup & Replication. Sendo assim a alternativa é usar o vCenter Converter, que além de fazer conversão de máquina física para virtual – P2V, também faz conversão de virtual para virtual – V2V, atendendo perfeitamente a esta demanda.

Neste cenário estou usando dois hosts Vmware ESXi 5.1, mas pode ser feito também com ESX e ESXi de qualquer versão.

Vamos lá:

Entre no site www.vmware.com e na guia de downloads e baixe o vCenter Converter Standalone 5.1 que é a versão mais atual, é preciso ter uma conta no portal para fazer login, esta conta é gratuita.

 

 

Depois de baixar e instalar o vCenter Converter em sua máquina ou em qualquer servidor da sua rede, basta inicia-lo e seguir as etapas do assistente, clique em Convert Machine.

 

Selecione o tipo e o servidor host de origem e em seguida avance.

 

Selecione a máquina virtual a qual você deseja transferir uma cópia para o servidor Vmware de destino.

“Importante: O processo de V2V é igual ao de P2V, ou seja, uma cópia da VM será feita no host de destino e não um movimento da VM, este processo não causa problemas na VM de origem, antes o vCenter Converter faz um snapshot de segurança”

“Importante: Ao contrário do processo de P2V onde a máquina física pode ser convertida mesmo estando ligada, no V2V a máquina virtual deve estar desligada, por motivos de segurança, pois haverá manipulação dos arquivos da VM”

Selecione agora o host Vmware de destino, não esqueça de colocar usuário e senha para acesso a este host.

 

Mantenha ou altere o nome da máquina virtual no host de destino, em seguida vamos definir o local (datastore) onde esta VM será armazenada e fazer ajustes em sua configuração como alterar memória RAM, tamanho do disco, número de interfaces de rede, processador, entre outras configuração de hardware da VM.

 

 

Se for necessário, você pode aumentar ou diminuir o tamanho do HD da máquina virtual, pode tirar ou adicionar memória RAM, processador, interface de rede, a VM será convertida obedecendo este novo perfil de hardware.

 

Em seguida vem a tela de resumo, informando que o processo está pronto para ser iniciado e qual será a configuração da VM no host de destino, clique em Finish para começar.

 

O tempo de conversão vai depender da velocidade da rede e principalmente do tamanho da máquina virtual. Se os switchs de sua rede forem gerenciáveis, com boa capacidade de memória e se os hosts estiverem em uma VLAN separada do restante da rede o processo vai ser mais rápido.

Após a conclusão basta ligar a máquina virtual, já no novo host.

 

 

Conclusão

 

Neste artigo, vimos como transferir uma VM de um servidor Vmware para outro usando a ferramenta de conversão Vmware Converter, usamos como exemplo uma VM Linux, mas também pode ser feito tranquilamente com VMS Windows e de outros sistemas operacionais suportados pelo Vmware ESXi.