O Citrix XenServer dispõe do Licensing Virtual Apliance um equipamento virtual baseado em CentOS, criado para armazenar as licenças dos servidores XenServer do seu Datacenter, este Virtual Apliance fica hospedado em um host XenServer fornecendo a este host e aos demais do Datacenter as informações do licenciamento do parque de Virtualização.

Esta é uma boa estratégia da Citrix, levando em consideração que as empresas não são mais obrigadas a possuir um servidor com Windows Server 2003 ou Windows Server 2008 com o programa Citrix Licensing instalado.

Bom para estudar:

Entusiastas de TI podem baixar uma licença trial do Citrix XenServer Platinum com validade de 90 dias para testar e estudar os conceitos de todas as features deste poderoso Hypervisor que é o XenServer, entre as features estão por erxemplo o HA, DRS, Work Load Balance e StorageLink.

Para fazer um laboratório de testes, siga os seguintes passos.

a) Entre em www.citrix.com, na sessão Downloads, escolha a opção XenServer.
b) Instale dois hosts XenServer
c) Providencie um Storage de testes, você pode fazer isso com um PC, basta instalar o www.freenas.com
d) Configure o storage com uma target iSCSI, configure os hosts XenServer para se conectarem a este Storage.
e) Baixe o Citrix XenCenter, instale em seu PC (Windows XP, Vista, Windows 7) e conecte-se aos hosts.
f) Baixe a licença Platinum neste site: http://bit.ly/beeoMv
Faça o cadastro solicitado pela Citrix e siga os passos seguintes como solicitar por e-mail uma nova licença trial, em seguida baixa o Virtual Apliance.
g) Após baixar o Virtual Apliance, descompacte-o, você verá um arquivo de extensão vpx, use o XenCenter para importa-lo para um dos hosts XenServer que você instalou, em seguida configure-o e importe para dentro dele via console Web o arquivo de licença .lic do XenServer Platinum.
e) No XenCenter na guia License Manager no menu Tools, aponte seus servidores XenServer para o IP do Virtual Apliance que a esta altura já está online em um dos hosts XenServer.

Pronto, com estes detalhes você habilita um virtual apliance no XenServer e ainda tem um laboratório para fazer testes com todas as funcionalides do XenServer edição Platinum. Este cenário foi testado e validado no Vmware Workstation, portanto usem esta edição do Vmware para montar este laboratório em seu Desktop, lembre-se que você precisa de um bom processador e principalmente de memória 4GB de RAM dá uma performance satisfatória.

Seguem abaixo alguns links para ajudar no entendimento:

1) Licensing Virtual Apliance: Citrix-Lic-Server-VPX-1.01

2) Alta Disponibilidade: HA_deep_2

3) Guia do XenServer: Administrators_Guide_XenServer

Ivanildo Galvão
Consultor de Tecnologia
Microsoft Certified Professional
Microsoft Certified System Administrator
Microsoft Certified Trainer
Vmware Sales Professional